Comunicação e ISO 9001-2015

Comunicação é uma palavra de origem latina que significa “comum”, ou seja, ao comunicar-se se estabelece algo em comum com alguém. Em outras palavras, a comunicação serve para transmitir informações e conhecimentos ou mesmo para influenciar outros acerca de conceitos, padrões que alguém deseja compartilhar ou mesmo impor a um determinado grupo. É inerente à natureza humana e refere-se à interação de mensagens com significados.  Ao comunicar-se, pressupõe-se que o receptor entenda a mensagem que se pretende transmitir.

No mundo dos negócios, a comunicação é fundamental para a eficácia e eficiência dos processos, tanto internos à organização e, principalmente com as demais partes interessadas nas atividades da organização.

Entendendo a importância da comunicação para a eficácia e eficiência de um Sistema de Gestão da Qualidade, a ISO 9001-2015 estabeleceu um requisito específico para este tema. As empresas devem determinar as comunicações internas e externas pertinentes para o Sistema, incluindo:

  • Sobre o que comunicar;
  • Quando comunicar;
  • Com quem se comunicar;
  • Como comunicar;
  • Quem comunica.Comunicação na ISO 9001-2015

Parece simples, mas exige-se um certo esforço em seu cumprimento; são comuns os ruídos e muitas vezes a comunicação falha por diversas razões. As empresas precisam assegurar a qualidade da informação a comunicar, principalmente no que se refere a sua consistência e confiabilidade. É importante que a informação comunicada seja adequada ao público a comunicar, precisa, baseada em fatos e perceptível pelas partes interessadas. Um exemplo simples de falha de comunicação pode ser visto quando se estabelece uma política da qualidade rebuscada e não é feito uma “tradução” para o pessoal do chão de fábrica. Ao se fazer apenas uma leitura desta política rebuscada, é muito provável que a mensagem não seja transmitida e compreendida por esse público.

A boa comunicação interna assegura o engajamento dos colaboradores, tornando o Sistema de Gestão da Qualidade mais fluído e eficaz. A comunicação externa, com os demais stakeholders, de forma clara e transparente promove a imagem da empresa e minimiza conflitos entre a organização e as demais partes.

Quer implantar a ISO 9000 em sua empresa? Procure quem já tem 30 anos de mercado e já auxiliou mais de uma centena de empresas em suas certificações. Procure a SGQ!

Compartilhe em suas redes...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *