Conhecimento organizacional e ISO 9001-2015

Conhecimento Organizacional

Qualquer empresa para ter sucesso em mercados competitivos depende do conhecimento de seus profissionais; ocorre, que cada dia mais, profissionais deixam suas empresas em busca de melhores oportunidades e, levam com eles, parte do patrimônio da empresa que é justamente o conhecimento gerado através da experiência adquirida no desenvolvimento de suas atividades e participação em programas de treinamentos;
As empresas líderes de mercado, estão percebendo que precisam reter este importante patrimônio, chamado de conhecimento organizacional.
conhecimento organizacional e a ISO 9001-2015
A Gestão deste patrimônio é chamada de Gestão do Conhecimento Organizacional e, em linhas gerais envolve:
  • Conhecer os conhecimentos necessários para que a empresa seja líder no mercado em que atua;
  •  Avaliar quais profissionais da empresa necessitam destes  conhecimentos para desenvolver suas atividades;
  •  Criar programas que permitam que o conhecimento seja difundido na organização;
  •  Monitorar constantemente a necessidade de novos conhecimentos e quais profissionais devem se apropriar dos mesmos.

A ISO 9001-2015, de forma muito acertada incluiu a necessidade das empresas de se preocuparem com o conhecimento organizacional e estabelece que as organizações devem determinar o conhecimento necessário para a operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços. A norma ainda requer que esse conhecimento seja mantido e disponibilizado na extensão necessária, considerando ainda a necessidade de novos conhecimentos para abordar mudanças sejam elas planejadas ou tendências de mudanças, detectadas por exemplo no mercado.

Nós da SGQ, seguindo nosso príncipio de estar sempre a frente do mercado, já há 10 anos tivemos contato com os conceitos de conhecimento organizacional e, desde 2006 temos um produto chamado Programa de Gestão do Conhecimento o qual pode ser implementado de forma isolada ou em conjunto com outros projetos, como sistemas de gestão certificáveis como as ISOs. Para nós ao contrário da maioria dos “consultores de ISO” que só ouviram falar recentemente de conhecimento organizacional quando da publicação da ISO 9001-2015, é um tema que dominamos de longa data e, certamente podemos auxilia-lo neste importante processo.

Conheça nosso site institucional

 

Compartilhe em suas redes...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *