A inovação e o fenômeno das startups

Todo mercado tem um ou mais líderes e são eles que, de certa forma determinam os padrões de performance de produtos e serviços, bem como seus preços.

Geralmente um líder de mercado vende seus produtos ou serviços, cujos preços são seguidos por outras empresas com uma pequena diferença e juntos, os líderes, controlam uma grande parte das vendas, geralmente entre 40 e 80% do mercado.

São esses líderes, mais precisamente o seu mercado, que, vez por outra, surge um pequeno competidor que os afronta, geralmente fornecendo preços melhores ou benefícios extras não fornecidos pelo líder: este não é um fenômeno recente, mas, ocorre muitas vezes em momentos de crises; basta ver o número de startups que surge a cada dia, algumas já concorrendo com os grandes players.

O autor Don Potter, em um artigo da década passada comparou o ataque de um pequeno competidor ao ataque de um tubarão: surgem do nada e podem causar grandes estragos, muitas vezes alterando a relação de forças no mercado.

 

Alguns desses pequenos entrantes oferecem produtos com funcionalidades similares às dos líderes, mas com preço bastante inferior: este “grupo” de pequenos podem ser vistos em mercados onde os líderes são comprometidos com um modo tradicional de fazer negócios, sendo pouco inovativos.

Uma variação deste grupo são aqueles que, reduzem benefícios e funcionalidades e oferecem produtos e serviços bem mais baratos que os dos líderes.

Outro grupo de pequenos entrantes que podem causar um ataque de tubarão são aquelas empresas que não competem apenas no preço, mas oferecem vantagens em termos de funcionalidades e conveniência e que os liderem não oferecem.

Ao combinar preços atrativos com vantagens reais, acabam ganhando uma boa parcela do mercado.

Ao extremo, esse grupo de pequenos desenvolve novas tecnologias não disponíveis no mercado e acabam tornando obsoletos os líderes.

Como o desenvolvimento destas tecnologias são de certa forma, imprevisíveis, não raro, um líder é pego de surpresa, não tendo mais tempo para reagir.

Temos hoje no mercado, startups que já valem milhões, apenas alguns meses depois de sua criação; em geral, estas startups se concentram no mercado de tecnologia e financeiro, mercados estes onde a inovação tem florescido nos últimos anos.

Compartilhe em suas redes...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *